domingo, 21 de setembro de 2008

Não Veja, Não Olhe, Nem Toque!

Pessoas,

Uau, deixei o blog meio abandonado, né. Desde 9 de julho sem um postzinho sequer!
Mas eu li uma coisa há algumas semanas sobre a qual tinha de me pronunciar, então vim aqui dar meu grito de indignação.

A revista Veja, no número 2074, teve a reportagem de capa intitulada "O inssino no brasiu è otimo". Estava na biblioteca da faculdade quando vi a dita revista em cima de uma das mesas (o que me faz pensar que eu tenho de perguntar quem é o responsável pelo monopólio da presença de revistas Veja na tal mesinha com as publicações; e me lembra que não é de espantar o reacionarismo míope de grande parte dos alunos daquela faculdade), e o título me fez ter vontade de abrir pra saber, afinal, o que a Veja estava aprontando dessa vez.

Me espantei com o conteúdo da matéria. Não tenho o costume de ler Veja, mas sei do teor "maléfico" que impregna suas páginas. Não sabia, contudo, que uma publicação poderia descer tão baixo. Em nome do desejo de uma pretensa imparcialidade no ensino brasileiro, que, à leitura da matéria, surge mais como uma propaganda ideológica antidemocrática e alienante, as responsáveis pelo que lá está escrito criticam o ensino que é ofertado em escolas brasileiras porque figuras de "arcanos que nada contribuíram para o crescimento da civilização ocidental", dentre estes, Paulo Freire (!), são mais lembradas que Albert Einstein. Invocando a neutralidade, pregam uma educação automatizante, que forma sabedores de tabuada, de todas as reações orgânicas e de todas as formações geográficas existentes, mas que cria seres incapazes de pensar criticamente a realidade em que se inserem, totalmente desconectados desta.
Algo do tipo: "Cuidado com o que ensinam aos seus filhos, pais, ou o lobo mau da esquerda vai te pegar; sua criança pode virar um subversivo!"

Eu nem escrevo mais, senão morro de raiva. Deixo o link com a matéria no site de Veja, o link da carta de repúdio da viúva de Paulo Freire e uma crítica de uma professora a respeito. Tirem suas próprias conclusões.

Abraços




O Inssino no Brasiu è otimo. I as materiaz de Veja tambéim.

5 manifestações:

faz tempo que eu não leio a veja justamente por ser imparcial. Esse ano infelizmente meu pai resolveu assinar a ditacuja pq eu estou em ano de vestibular. Confesso que junto meu dinheiro do lanche do intervalo só pra comprar a Época, já que eu ignoro por completo a Veja.

cansei de veja...
manipula muito e a revista em si ta horrivel...

quando puder...
http://prolixolaconico.blogspot.com/

"Eu costumo ler, me mantém atualizada e é bem fácil de entender, me tornei inteligente por causa dela."
Carla Perez sobre Veja

Sem mais

Fique com os Deuses do Rock and Roll.

Oi, minha querida Camilla. Há quanto tempo não te leio. Qual minha surpresa ao te encontrar no meu blog, tão abandonado quanto o teu..rs (desde setembro!?)
Simbora movimentar isso aqui que eu movimento por lá.

Muito bom teu texto sobre a reportagem da Veja ou Não Veja, ou o não texto sobre a matéria. Eu li na fila do supermercado, pelo mesmo motivo que você: curiosidade de saber o que ela teria a dizer sobre o ensino no brasiu.
Revoltante sem dúvidas. Ficam as duas manisfestações em substituição ao nosso desprezo pelo lixo. Muito bem mandado.

Camila, vamos globalizar.. where are you?
beijos, saudades!!